quinta-feira, 5 de março de 2009

Programa de Entrevistas



Turma de 9 e 10 anos


Cada vez mais nossas turmas tem criado uma personalidade própria baseada nos indivíduos presentes em cada grupo. Eles também tem reconhecido em nós a possibilidade de se exporem cada vez mais, além da liberdade de falarem o que pensam, acham ou viram.

Nós educadoras temos nos esforçamos para estabelecer uma rotina de classe. Propomos aos alunos pensarem sobre ações que fazemos assim que chegamos em sala, assim como combinados comuns para que a aula se torne um ambiente agradável para todos, todos mesmo. Estabelecemos em equipe sobre temas como o lugar onde colocaríamos os sapatos, que momento pegaríamos os colchões, como respeitaríamos a vez de cada um falar, como cuidaríamos daquele espaço que era nosso e etc.

Assim, iniciamos a aula como de costume, com um relaxamento. Depois em roda propomos essa super conversa sobre nossos acordos. Foram os próprios alunos que levantaram esses temas junto conosco.

Na sequencia da aula propomos o nosso "Programa de Entrevistas". Era um momento propício para nos conhecermos melhor já que estávamos com um número grande de alunos em sala e depois do carnaval as coisas começariam de verdade! Em duplas, os alunos fizeram perguntas das mais curiosas sobre o seu parceiros e vice e versa. Em seguida organizamos o nosso "programa de auditório" e começamos o show! Todos seriam apresentadores e entrevistados (tínhamos até um falso microfone!). Os outros alunos enquanto esperavam sua vez faziam parte do nosso "auditório" e também podiam fazer outras perguntas, passando sempre pelo entrevistador, que era o responsável por conduzir o programa.

"Você já teve algum animal que morreu?"
"Se você pudesse fazer três pedidos quais eles seriam?"
"Qual sua comida predileta?"
"Seus pais brigam muito?"


A brincadeira se conduziu com muita espontaneidade. Além de nos permitirmos entrar em um mundo totalmente fantasioso: auditório, câmeras, entrevistador....

Na segunda metade da aula brincamos da brincadeira do 'Pisca' e seguindo nosso cronograma fizemos os exercícios dos verbos: cada grupo sorteava um verbo que poderia ser representado de diferentes formas, como por exemplo: torcer, dançar, correr, plantar.... Depois de exercitados com a criação de cenas curtíssimas, nós ampliamos o desafio: agora sortearíamos um verbo/ação e um lugar. Essa turma adora esse momento de criação! Ficam eufóricos com a possibilidade de fazer algo e poder apresentar. Aproveitamos essas pequenas criações e como de costume convidamos as outras turmas do PIA para nos assistirem.

Encerramos a nossa aula conversando sobre as ceninhas criadas e nós duas propomos uma lição de casa: uma entrevista no mesmo formato da praticada em sala mas agora com parentes. Também pedimos que trouxessem fotos desses familiares para a próxima aula. Ao contrário do que imaginávamos, eles adoraramm a missão de fazer uma tarefa durante a semana! Incrível!

Janete e Aira

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