Começamos a aula com um bate papo informal, isso nos aproxima cada vez mais de nossos alunos e do universo que eles nos apresentam. Ao mesmo tempo fomos criando espaços delimitados por um fio, sem dizer o que faríamos com isso, assim que terminamos a demarcação nossa proposta foi que imaginassem esses espaços como cidades/estados que faziam parte de um mesmo país. Eles seriam prefeitos destas cidades, lembrando que nestas cidades já haviam alguns empreendimentos de sucesso, resgatando o trabalho da aula anterior. A medida que iam correndo (no lugar) para chegar ao Presidente do País iam pensando no que iriam contar para o mesmo.
Entrevistamos então cada Prefeito que pode contar um pouco de sua cidade, cada cidade apresentava características definidas por cada aluno. O próximo desafio foi introduzido através dos trechos do livro “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino, escolhemos algumas cidades presentes no texto e pedimos para que escolhessem às cegas uma delas e tentassem reproduzi-las. Essa reprodução aconteceria apeas com os materiais barbantes e durex! Alguns alunos incorporaram o próprio papelzinho em que se encontrava o trecho escolhido. Havíam cidades vistas de cima, de lado com criações fantásticas só a partir de linhas.
Na sequencia fizemos com que observassem todas as criações presentes na sala e as imagens criadas por cada um. Encerramos a aula mostrando um pequeno trecho do filme “Dogville”, os alunos perceberam a proximidade da criação deles com a solução do cen´rio proposta no filme. A aventura não para por aqui, aguardem os próximos capítulos e vejam o que vai acontecer nas CIDADES POSSÍVEIS????
trechos sorteados do livro Cidades Invisíveis, Ítalo Calvino
DIOMIRA CIDADE COM 60 CÚPULAS DE PRATA, ESTÁTUA DE BRONZE DE TODOS OS DEUS...
ISADORA CIDADE ONDE OS PALÁCIOS TÊM ESCADAS EM CARACOL ....
DOROTÉIA QUATRO TORRES DE ALUMÍNIO ERGUEM-SE DE SUAS MURALHAS, SETE PORTAS COM PONTES LEVADIÇAS.....
ANASTÁCIA CIDADE BANHADA POR CANAIS CONCÊNTRICOS E SOBREVOADA POR PIPAS.....
ISAURA CIDADE DOS 1.000 POÇOS, PRESUME-SE QUE ESTEJA SITUADA EM CIMA DE UM PROFUNDO LAGO SUBTERRÂNEO....
ZOBEIDE, CIDADE BRANCA, BEM EXPOSTA À LUZ, COM RUAS QUE GIRAM EM TORNO DE SI MESMAS COMO UM NOVELO....
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário