Retorno marcado por uma quantidade ainda reduzida de alunos. Nas conversas percebemos que muitos pais não estão seguros de mandar seus filhos para uma sala de aula por causa da gripe. O tempo frio e chuvoso também não colabora para com o grupo presente.
Nossa primeira aula foi marcada por uma grande brincadeira gastronômica. Todos os meninos passaram a ser chefs de cozinha e passamos meia aula dentro desse contexto. Eu, Janete e as meninas éramos repórteres e degustadoras de todas as invenções do programa. Olho de cabra, aranha, sushi e milkshakes apareceram lá. Aconteceu neste momento mágico onde as crianças sentiam-se seguras, relaxadas e livres para criar uma mistura de Jogo dramático do Drama como linha de trabalho, já que não havia platéia e nós Orientadoras também éramos personagem deste “programa”.
Na segunda etapa da aula assistimos a uma apresentação chamada ‘Bumba D’água’. Esse grupo de dança misturava danças folclóricas brasileiras com uma temática sobre o consumo da ‘água’. De volta na sala pudemos conversar a respeito da apresentação assistida e pudemos tirar algumas dúvidas dos próprios alunos a respeito de alguns simbolismos presentes. Por exemplo, a respeito das alfaias, os alunos relacionavam o instrumento a um tambor de ritual de “macumba”. Conversamos a respeito dos conceitos que as crianças apresentavam a respeito desses temas, aproveitamos também para pontuar que neste pequeno espetáculo todas as linguagens (Artes visuais, cênicas, dança e música) com as quais trabalhamos apareceram integradas.
Nossa primeira aula foi marcada por uma grande brincadeira gastronômica. Todos os meninos passaram a ser chefs de cozinha e passamos meia aula dentro desse contexto. Eu, Janete e as meninas éramos repórteres e degustadoras de todas as invenções do programa. Olho de cabra, aranha, sushi e milkshakes apareceram lá. Aconteceu neste momento mágico onde as crianças sentiam-se seguras, relaxadas e livres para criar uma mistura de Jogo dramático do Drama como linha de trabalho, já que não havia platéia e nós Orientadoras também éramos personagem deste “programa”.
Na segunda etapa da aula assistimos a uma apresentação chamada ‘Bumba D’água’. Esse grupo de dança misturava danças folclóricas brasileiras com uma temática sobre o consumo da ‘água’. De volta na sala pudemos conversar a respeito da apresentação assistida e pudemos tirar algumas dúvidas dos próprios alunos a respeito de alguns simbolismos presentes. Por exemplo, a respeito das alfaias, os alunos relacionavam o instrumento a um tambor de ritual de “macumba”. Conversamos a respeito dos conceitos que as crianças apresentavam a respeito desses temas, aproveitamos também para pontuar que neste pequeno espetáculo todas as linguagens (Artes visuais, cênicas, dança e música) com as quais trabalhamos apareceram integradas.
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